Importância de um servidor de qualidade para sua empresa

Publicado em: 03/04/2020

A rede da sua empresa está funcionando da maneira que deveria? Você tem armazenamento suficiente para sua rede comercial?

Você sabe se o seu servidor está seguro? Se você é uma pequena empresa com documentos que precisam de segurança extra, já pensou em instalar um servidor?

As informações da sua empresa podem ser perdidas instantaneamente se o computador quebrar?”

Há muitas razões diferentes pelas quais você deve considerar ter um servidor de qualidade instalado. Continue lendo o mais novo artigo da Arctec para saber mais sobre a importância de um servidor para seus negócios.

Qual é a importância de um servidor de qualidade?

Muitas pessoas assumem que um servidor é muito parecido com um desktop de PC, o que é um grande equívoco. Os computadores podem conter um sistema operacional de servidor, mas isso geralmente não funciona da mesma maneira que um sistema de servidor.

Um servidor é criado para gerenciar, armazenar, enviar informações e processar dados o tempo todo. Funciona 24 horas por dia e é extremamente confiável em comparação com um desktopVeja alguns recursos que você pode encontrar em um servidor:

Processador duplo – refere-se a um sistema com dois processadores separados. As instruções e as informações são enviadas pelos dois processadores, permitindo que os computadores e as redes tenham um desempenho mais rápido em comparação ao uso de apenas um PC de mesa.

Redundância – significa que as informações que você deseja armazenar serão salvas em mais de um local. Ou seja, se alguma vez for desativado, por qualquer motivo, você o armazenará em outro local, para que as informações não sejam perdidas.

Componentes Hot-swappable – um componente Hot-swappable significa que se por algum motivo o servidor tiver perda de energia, falha no dispositivo ou falha no dispositivo de armazenamento, você poderá trocar os componentes enquanto o sistema do computador permanece em operação.

Escalonável – significa que você pode atender às necessidades atuais e futuras.

Segurança

Se você possui uma rede ponto a ponto, descobrirá que elas não oferecem muito em termos de segurança. Com uma rede ponto a ponto, você pode se deparar com uma série de problemas, como o acesso às estações de trabalho, a perda de dados devido a vírus ou spyware e a internet se tornando intermitente.

Se você trabalha para uma empresa com alta segurança ou possui áreas na empresa em que não deseja que outros membros da equipe conheçam informações como finanças, você pode impedir que usuários não autorizados acessem essas informações.

Você também descobrirá que, ao ter um servidor, é possível ter informações acessíveis em todos os computadores da sua empresa, em vez de armazená-las em um ou em vários desktops. Isso é especialmente importante se a sua estação de trabalho ou PC de mesa falhar, e significa que você não precisa se preocupar em perder nenhum trabalho, podendo simplesmente fazer login a partir de outra área de trabalho para acessar as informações.

Os funcionários podem criar pastas pessoais armazenadas no servidor. Isso melhorará a maneira como sua empresa funciona, pois muitas vezes é feito backup dessas informações, o que significa que, se algo der errado com a área de trabalho, todos os arquivos permanecerão intactos e acessíveis.

Acessibilidade remota

Os funcionários também podem acessar informações fora do trabalho, se precisarem trabalhar em casa ou em outro local, para torná-los mais produtivos.

Você pode estar pensando como essas informações podem ser seguras, certo? Um servidor usa uma variedade de ferramentas para garantir que todas as informações sejam criptografadas, pois são salvas, permitindo que aqueles que optaram por baixá-las na outra extremidade tenham um arquivo seguro que não afetará de nenhuma maneira seu desktop ou laptop.

As barreiras geográficas deixam de ser um problema para aqueles que optam por trabalhar fora do escritório, pois também podem acessar todos os seus e-mails. Essencialmente, significa que seus funcionários poderão trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Gerenciamento de vírus

Uma das maiores ameaças aos seus negócios são possíveis hackers ou vírus que interrompem sua rede. Os vírus são conhecidos por causar todos os tipos de danos aos seus computadores e redes. Existem muitos tipos de vírus que podem chegar ao seu dispositivo e pode ser difícil impedir a entrada de todos eles.

Os usuários tendem a adquirir um vírus ao baixar arquivos questionáveis, por e-mail ou visitando um site que pode não ser seguro.

Embora você possa pensar que os membros da sua equipe estão cientes dos perigos do download de arquivos corrompidos, você deve sempre garantir que possui o software certo para tomar as precauções necessárias e evitar danos aos seus dispositivos e negócios.

É importante que você pense em ter um bom software antivírus instalado em seu sistema. Em uma pequena empresa, às vezes, isso pode ser gerenciado individualmente. Mas isso também depende de cada local.

Se você tem uma empresa em que as informações são confidenciais ou podem prejudicar seus negócios, também é essencial que você as instale no servidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *