Como criar senhas seguras e ter o controle sobre elas

Publicado em: 11/05/2020

Certifique-se de usar uma senha forte” é um conselho que todos vemos constantemente online. Agora, saber como criar uma senha forte, com os caracteres necessários, pode ser um passo importante à segurança e o zelo dos seus dados.

Você sabe como criar uma senha forte e segura? Sabe qual a importância delas e quais as vantagens de criá-las?

Para responder estas e outras perguntas, nós preparamos este artigo para você. Veja agora como criar uma senha forte e, mais importante, como ter o controle sobre elas.

A importância de uma senha segura

O  uso de um gerenciador de senhas pode ajudar muito você nesse processo, pois ele pode criar senhas fortes e lembrá-las para você.

Porém, mesmo se você usar um gerenciador de senhas, precisará pelo menos criar e lembrar de uma senha forte para o próprio gerenciador, pois de nada adianta colocar senhas em outros lugares, mas deixar o gerenciador desprotegido.

Com a infinidade de sites para os quais você provavelmente possui contas, simplesmente não há como lembrar facilmente todas as senhas sem duplicá-las ou recorrer a algum tipo de padrão. E é aqui que entra um gerenciador de senhas. Desde que você crie uma senha mestra forte, que possa se lembrar, essa será a última senha com a qual você precisará lidar.

Existem vários gerenciadores de senhas, mas o  gerenciador da Kaspersky é o mais indicado entre todos. Eles têm aplicativos fáceis de usar para todas as plataformas, se integram a todos os navegadores da Web e é totalmente gratuito para usar os recursos básicos.

Se você deseja sincronizar suas senhas entre dispositivos diferentes, precisará atualizar para uma conta premium, mas nós recomendamos testar primeiro a versão gratuita no computador principal.

Os gerenciadores de senhas têm vários recursos excelentes, como um painel de segurança, alterador de senhas e muito mais. Se você leva a segurança das suas senhas muito a sério, certifique-se de usar senhas fortes em todos os lugares, e a maneira mais fácil de gerenciá-las é um gerenciador de senhas como oKaspersky.

Dicas de como criar uma senha forte:

Ter 12 caracteres, no mínimo: você precisa escolher uma senha que seja longa o suficiente. Não há um comprimento mínimo de senha com o qual todos concordem, mas geralmente você deve usar senhas com um comprimento mínimo de 12 a 14 caracteres.

Uma senha longa é a melhor opção: incluir números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas: use uma mistura de diferentes tipos de caracteres para dificultar a quebra da senha.

Não use palavras comuns ou combinação entre as mesmas: fique longe das palavras óbvias do dicionário e das combinações de palavras do dicionário.

Qualquer palavra por si só é ruim. Qualquer combinação de algumas palavras, especialmente se forem óbvias, também é ruim.

Por exemplo, “casa” é uma senha terrível. “casa verde” também é muito ruim.

Não depender de substituições óbvias: também não use substituições comuns. Por exemplo, “H0use” não é forte apenas porque você substituiu uma letra “o” por um número “0”. Isso é óbvio.

Tente misturar tudo. Por exemplo, “BigHouse $ 123” se encaixa em muitos dos requisitos aqui. Tem 12 caracteres e inclui letras maiúsculas, minúsculas, um símbolo e alguns números. Mas, ainda assim, é bastante óbvia pois tem palavras do dicionário, em que cada palavra é maiúscula corretamente. Existe apenas um único símbolo e todos os números que estão no final são fáceis de adivinhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *