Tecnologia Laserway

Conheça a tecnologia Laserway

Publicado em: 08/08/2023

Tecnologia Laserway, você já conhece? Vem comigo que vamos abordar mais sobre esse assunto no decorrer do texto. 

Logo de cara já posso lhe dizer que com essa tecnologia a rede da sua empresa garante velocidade, confiabilidade, economia e flexibilidade. O que são itens primordiais para um ótimo negócio, não é mesmo?

Vamos para o começo de tudo, afinal o que é Laserway? 

Laserway é uma solução  que adota a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), que consiste em uma rede de fibras monomodo com topologia ponto-multiponto.

Mas Arctec, o que isso significa? Isso significa que nessa solução existem somente itens ópticos passivos entre o único equipamento de agregação de rede (Core) e os pontos finais que ficam nas áreas de trabalho. Equipamentos passivos não precisam de alimentação de energia elétrica, a alimentação elétrica só é necessária na ponta final.

Esse recurso emprega um ou mais níveis de acopladores ópticos, que vocês também podem conhecer por splitters, que são responsáveis pela distribuição de sinais aos clientes, fazendo com que uma única fibra principal se divida e atenda vários pontos finais.


Vamos simplificar. 

Você precisa saber que Laserway é uma rede 100% fibra óptica que visa simplificar a instalação da rede de dados, e com essa tecnologia as fibras ópticas percorrem do rack principal até a máquina (computador) do usuário de forma descomplicada. 

Além disso, o acesso à rede é muito veloz, trazendo mais desempenho para as comunicações, por ser imune a interferências elétricas externas que podem ocasionar problemas de tráfego.

Como funciona a tecnologia Laserway? 

Você já entendeu que essa tecnologia adota o sistema GPON, que consiste em proporcionar uma conexão entre a infraestrutura de TI e os serviços de rede de cabeamento, ou seja, cada fibra óptica substitui vários cabos de rede convencional, sendo possível fazer uma rede local 100% em fibra óptica, sem utilizar cabos de par trançado. Além dos pontos de rede, é possível trafegar também ramais de voz.

Tudo isso significa que a sua empresa terá menos custos de infraestrutura, além de contar com mais agilidade na instalação e segurança. 

Quem está adotando a tecnologia Laserway? 

É claro que com um mundo cada vez mais moderno e tecnológico as empresas acabam necessitando de informações com mais desempenho e segurança, não é mesmo?

Por isso, com o aumento da demanda por uma tecnologia que atenda a esses requisitos, a Laserway está sendo aplicada em hospitais, indústrias e empresas com o intuito de dinamizar a comunicação entre seus setores, e tornar essa comunicação mais confiável e menos propensa a interrupções.

Hoje praticamente todos os provedores de Internet via fibra ótica utilizam a tecnologia GPON, e essa tecnologia melhorou de forma expressiva a qualidade prestada pelos provedores de Internet, tanto que hoje o cliente ter “internet via fibra ótica” se tornou um sinônimo de alta qualidade do serviço.

Por ser uma tecnologia mais segura, muitas instituições governamentais, Forças Armadas, setor financeiro e empresas de grande porte se beneficiam dessa tecnologia. Empresas como escritórios, indústrias, logística, educação, saúde e hotéis que precisam de uma rede mais eficiente e confiável já adotaram a tecnologia Laserway.

Se ainda ficou com dúvidas que essa tecnologia precisa fazer parte da sua empresa, então deixa a gente te mostrar mais vantagens.

Quais as vantagens da tecnologia Laserway? 

Imune à interferência eletromagnética

Um dos primeiros pontos positivos dessa tecnologia é que você não precisa se preocupar com interferência eletromagnética, porque a rede de fibra óptica não enfrenta o risco de indução por causa da proximidade de cabos elétricos e descargas elétricas como raios. Se passar um cabo de rede convencional por uma área externa do prédio, em caso de raios próximos é muito fácil o cabeamento absorver essa descarga elétrica e gerar danos nos equipamentos nas pontas deste cabo.

Segurança

É claro que não podemos deixar de enfatizar novamente a vantagem de uma baixíssima vulnerabilidade a incidentes de segurança. Para conectar um ponto final a rede, um aparelho ONT/ONU, essa conexão precisa ser permitida pelo operador de rede. 

Sem falar que em uma rede convencional, podem ser plugados aparelhos em pontos de passagem de modo a interceptar o tráfego de rede de forma quase indetectável, e a fibra ótica não permite isso.

Custos reduzidos

Se você também procura economia, essa tecnologia facilita essa opção, pois não terá gastos extraordinários de cabeamento e infraestrutura e menos equipamentos para entrar em operação. Basta passar um fibra no lugar de vários cabos de rede CAT5 / CAT6.

Sem contar também com a redução de gastos com o consumo de energia, pois necessita de menos equipamentos de refrigeração e energia elétrica e reduz o impacto ambiental.

Mais eficiente

Com essa tecnologia sua empresa se torna mais eficiente, porque terá a capacidade de atender à demanda futura por contar com equipamentos capazes de transmitir informações em alta velocidade. Mas se no futuro surgirem equipamentos na fibra central e nas pontas que suportam velocidades maiores, basta trocar esses equipamentos, as fibras permanecerão as mesmas. Já quem possui cabeamento de rede mais antigo, se quiser aumentar a velocidade da rede, em muitos casos os cabos precisam ser inteiramente removidos e substituídos por novos, o que gera um custo altíssimo.

Não está convencido que essa é a melhor solução para sua empresa? Então confira mais alguns benefícios: 

Sua empresa pronta para encarar o futuro

A solução Laserway auxilia a sua empresa a encarar o futuro com tranquilidade, pois a rede é formada integralmente por fibras ópticas, permitindo uma capacidade alta de tráfego de dados, e pode comportar novos equipamentos a serem lançados.

Rede para Edificações “Green Building”

Essa solução também contribui com a redução do impacto ambiental, ou seja, é um negócio que preza pela natureza e que busca fazer uso consciente dos recursos disponíveis. Além de tudo isso, apresenta uma maior vida útil quando comparada com cabeamentos normais, pois praticamente não sofre degradação.

Mais e maior segurança de rede

Por ser uma tecnologia voltada para a transferência de dados de uma forma eficiente, também é preciso ser segura, por isso, essa tecnologia possui um eficiente sistema de segurança evitando prejuízos com perda ou invasão de dados. 

Além disso, essa solução se diferencia em relação às outras redes pelo fato de utilizar equipamentos OLT e ONTs apenas nas terminações da rede óptica, fazendo com que o controle de banda que é utilizada em cada uma das ONTs seja mais rápido e fácil, ou seja, faz com que sejam eliminados gargalos na rede e também se adapta de acordo com o perfil de tráfego das redes locais atuais. 

Nós trabalhamos com Laserway do fornecedor Furukawa e se você e sua empresa estão prontos para subir de nível, então entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliar a sua empresa a estar preparada para o futuro com muito mais eficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *