backup

Os riscos associados à falta de backup de dados nas empresas!

Publicado em: 27/01/2024

A perda de dados é uma das principais preocupações das empresas de tecnologia. Ela pode ter um impacto significativo nos negócios, levando a multas, perda de clientes, perda de receita e danos à reputação.

Perda de clientes

Quando os clientes descobrem que seus dados foram perdidos ou comprometidos, eles podem perder a confiança na empresa. Isso pode levar à perda de clientes, que podem optar por fazer negócios com empresas que oferecem um nível de segurança mais alto.

Um estudo da Gartner estima que uma violação de dados pode levar à perda de 20% dos clientes de uma empresa em um período de três anos.

Perda de receita

A perda de dados também pode levar à perda de receita. Isso pode acontecer por vários motivos, como a interrupção dos negócios, a necessidade de reparar danos à reputação da empresa ou a perda de clientes.

Um estudo da Ponemon Institute estima que o custo médio de uma violação de dados é de US$3,86 milhões.

Danos à reputação

A perda de dados também pode causar danos à reputação da empresa. Isso pode dificultar a atração de novos clientes e parceiros comerciais, e pode levar a perda de valor da marca.

Um estudo da IBM estima que o custo médio de danos à reputação após uma violação de dados é de US$17 milhões.

Impacto da falta de backup de dados

Os riscos associados à falta de backup de dados são significativos e podem ter um impacto devastador nos negócios de uma empresa de tecnologia. Para evitar esses riscos, as empresas devem implementar uma estratégia de backup eficaz.

Estratégia de backup eficaz

Uma estratégia de backup eficaz deve incluir os seguintes elementos:

Backups regulares – precisam ser realizados com frequência suficiente para proteger os dados contra perdas causadas por erros humanos, falhas de hardware ou software ou ataques cibernéticos.

Backups off-site –  devem ser armazenados em um local seguro fora do ambiente da empresa, para proteger contra desastres naturais ou eventos catastróficos.

Testes de recuperação – precisam ser testados regularmente para garantir que podem ser recuperados com sucesso em caso de necessidade.

Medidas de segurança

Além de uma estratégia de backup eficaz, as empresas também devem adotar medidas de segurança para proteger seus dados contra ataques cibernéticos e outros riscos. Essas medidas podem incluir: uso de senhas fortes e complexas, atualização regular do software e uso de antivírus e outras soluções de segurança.

A falta de backup de dados é um risco real e significativo para as empresas de tecnologia. Para evitar os riscos associados à perda de dados, as empresas devem implementar uma estratégia de backup eficaz e adotar medidas de segurança para proteger seus dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *